terça-feira, 2 de outubro de 2012

NIPETI tem trabalhos aceitos em congresso internacional

Os projetos de pesquisa desenvolvidos por professores integrantes do NIPETI continuam rendendo frutos no meio acadêmico, agora também em âmbito internacional. Quatro trabalhos foram aceitos para publicação e apresentação no II Congresso Internacional TIC e Educação (TicEduca), um evento bienal realizado pela Universidade de Lisboa/Portugal e que reúne pesquisadores de diversos países empenhados em investigações acerca dos usos das tecnologias para fins educacionais.
Nesta edição, o comitê científico do TicEduca avaliou cerca de 340 trabalhos recebidos de diferentes países: Albânia, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Espanha, EUA, Lesoto, Macau, México, Moçambique, Portugal e Tailândia.

A edição deste ano tem como tema "Em direção à educação 2.0", tendo como principais objetivos:

  • Analisar práticas de inovação educativa com as tecnologias desenvolvidas em contextos formais e não formais;
  • Divulgar resultados da investigação no domínio da utilização das tecnologias na educação numa perspetiva de construção de novos problemas e novas linhas de investigação e desenvolvimento;
  • Contribuir para a identificação de domínios e áreas prioritárias de intervenção e de investigação como contributo para o desenvolvimento de agendas de ação com vista à renovação das perspectivas sobre as tecnologias na educação.

Foram aprovados os seguintes trabalhos intitulados "Atividades Interdisciplinares no Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (Modalidade Proeja) a partir do Uso da Plataforma Arduíno" e "Explorando a Criatividade para o Aprendizado: Um Relato de Experiência no Curso Técnico em Informática do IFMS", ambos de autoria dos professores Luiz Fernando D. Lomba, Olavo José Luiz Júnior e Claudio Z. Sanavria.


Além disso, foram aceitos os trabalhos "A Formação de Professores de Matemática e o Processo de Apropriação Colaborativa dos Recursos da Web 2.0" e "A Formação Continuada para o uso Pedagógico dos Recursos da Web 2.0 por Professores da Educação Básica: Uma Análise da Apropriação e suas Implicações Metodológicas", trabalhos resultantes das atividades de doutorado do professor Claudio Z. Sanavria.

O II TicEduca ocorrerá de 30 de novembro a 02 de dezembro, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Um comentário: