quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NIPETI aprova projetos com bolsas de iniciação científica


Dois projetos propostos por professores pesquisadores do NIPETI foram aprovados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), um convênio firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o IFMS para incentivar acadêmicos de curso superior a iniciarem atividades no âmbito científico e tecnológico.
Ao todo serão disponibilizadas 4 bolsas para acadêmicos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas  do campus Nova Andradina, com início previsto para setembro de 2012 e duração de 12 meses.
O projeto intitulado “Engenharia de Software Educacional: Uma Proposta de Modelo de Processo” será desenvolvido por Rodrigo de Assis Ramos, acadêmico do 3º semestre, sob orientação do professor Claudio Sanavria e colaboração do professor Luiz Fernando Lomba.
Já o projeto “Desenvolvimento de uma Aplicação Web para a Elaboração de Avaliações de Ensino Utilizando Novas Abordagens de Desenvolvimento” será coordenado pelos professores Nátalli Falleiros e Evandro Falleiros, tendo como bolsistas os acadêmicos Gabriel Medina, Renato Guerreiro e Danilo Damaceno, todos estudantes do 2º semestre.
Além dos projetos aprovados o NIPETI já desenvolve desde fevereiro de 2012 o projeto “Acessibilidade e Usabilidade: Uma Proposta de Avaliação para Dispositivos Computacionais Móveis”, desenvolvido por Erick Lino Pedro, acadêmico do 3º semestre e bolsista PIBITI/CNPq e Adilson André Vieira Júnior, estudante do 6º semestre do curso Técnico em Informática e bolsista PIPIC-EM/CNPq.
A iniciação científica representa uma importante oportunidade de crescimento acadêmico para todos que possuem interesse em trilhar o caminho científico, além de proporcionar uma formação diferenciada para os futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho. O NIPETI se propõe a sempre buscar recursos dessa natureza, por acreditar no potencial dos acadêmicos do nosso campus.
Maiores informações sobre os projetos selecionados nos programas de bolsas de iniciação científica do IFMS podem ser obtidas em http://www.ifms.edu.br/category/pesquisa/.

Um comentário: