quinta-feira, 26 de julho de 2012

Disco rígido de safira pode ser mais resistente e com durabilidade de 10 milhões de anos



Uma equipe multidisciplinar de cientistas propõe um disco rígido de safira para armazenamento de informações. A ideia do projeto é criar um dispositivo capaz de guardar informações importantes para o futuro da humanidade e do planeta.
Segundo os cientistas, cada face do disco pode armazenar equivalente a 40 mil páginas miniaturizadas, como o objetivo é guardar dados relevantes para o futuro distante, antropólogos e linguistas envolvidos no projeto acreditam que nossos descendentes não utilizem os idiomas atuais, assim, pretende-se preservar esta inscrita em diversas formas, da linguagem escrita a desenhos.
Um HD comum pode armazenar até bilhões de páginas de texto, mas a dificuldade estará presente na sua resistência diante de impactos ou até mesmo em relação ao tempo, dificilmente o nosso HD completará duas décadas sem apresentar problemas, tornando as informações inacessíveis. Utilizando a nova tecnologia, o HD de safira, problemas como estes serão resolvidos, atingindo o objetivo, que é preservar informações da nossa cultura e dados que sejam relevantes para futuros estudos. Para maiores informações clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário