segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cyberbullying: Um problema real que deve ser combatido

Todos devem já ter sofrido bullying ou ao menos presenciado isso na escola, ou seja, foi intimidado ou foi vítima de um comportamento agressivo de um "colega" com a finalidade de humilhá-lo publicamente. Atualmente, essa forma de intimidação ou agressão as pessoas adentrou também o mundo virtual, sendo denominado Cyberbullying. No mundo virtual o agressor ofende as pessoas principalmente nas redes sociais e tem a suposta vantagem do anonimato que a internet proporciona. 
Na internet, as ofensas circulam rapidamente através das redes sociais (Orkut, Twitter, facebook, etc.), e-mails, blogs, msn. 
As injúrias podem acontecer como perseguições, boatos maldosos, calúnias e até postando imagens falsas sobre a vítima.
No orkut é possível facilmente verificar algumas formas de Cyberbullying. Por exemplo, em comunidades que tem por objetivo colocar links de pessoas que são consideradas feias ou gordas, ou então aquelas que são tituladas: "Eu odeio (nome da pessoa). 

O que devo fazer se for vítima de Cyberbullying?

A internet proporciona o anonimato, porém este não é absoluto. Todo computador conectado à rede mundial de computadores possui um número identificador, que pode ser rastreado. Se acaso, você sofrer qualquer tipo de agressão virtual, deve preservar o máximo de provas possíveis, tirando screenshots das telas com os conteúdos e salvando-as em seu computador, pois como a internet é muito dinâmica, qualquer página pode ser tirado do ar ou alterado a qualquer momento.

Se você for vítima de Cyberbullying nas redes socias, seguem algumas dicas de como proceder:
  • Orkut: Você pode bloquear a pessoa ou então utilizar a opção "Denunciar abuso", onde os responsáveis pelo orkut analisarão o conteúdo e posteriormente será tirado do ar.
  • Facebook: Você pode bloquear a pessoa ou então enviar um e-mail para privacy@facebook.com e denunciar abuso. 
  • Twitter: Você pode bloquear a pessoa ou então relatar o abuso, mas diferentemente das outras redes sociais, nesse é necessário que informe seu nome de usuário, o nome de usuário que está te ameaçando e os links das atualizações com as ameaças feitas.
Se as ofensas ou ameaças forem muito graves reúna as provas e procure a Delegacia de polícia e obtenha informações de como deve agir  para registrar um boletim de ocorrência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário