O painel de abertura abordou o tema “Internet of Things”, um novo conceito de desenvolvimento tecnológico com grandes demandas de pesquisa. Os doutores Michele Nogueira (UFPR), Emerson Ribeiro de Mello (IFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI) dividiram suas falas abordando aspectos conceituais, estruturais e de segurança envolvendo o tema. O evento também contou as palestras “Desenvolvimento de Jogos para Windows Phone” e “Melhoria de Processos de Software”.
Os trabalhos científicos apresentados foram agrupados em quatro linhas temáticas: Engenharia, Informática na Educação, Informática em Saúde e Meio Ambiente e Jogos e Cultura Digital. Ao todo, 34 artigos científicos foram apresentados em comunicações orais. Além disso, 38 pesquisas em andamento ou em fase de conclusão foram apresentadas em sessões de pôsteres durante todo o evento. Em breve os Anais com todos os trabalhos apresentados estarão disponíveis no site oficial (http://www.computeronthebeach.com.br).
Na área científica, o NIPETI apresentou dois trabalhos. O artigo “Análise do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Agropecuária” foi apresentado pelos alunos Adilson André Vieira Júnior, Flávia Roberta da Costa Dourado, Gabriel Victor P. Mendes Lustosa, Gabriel Vital Ruas e Leonardo Lopes, sob orientação do professor Claudio Zarate Sanavria, dentro da trilha “Informática na Educação”.
O professor Olavo José Luiz Júnior apresentou o pôster “Utilização do Conceito de Computação Física no Ensino Técnico de Suporte e Manutenção em Informática na Modalidade Proeja”, também de autoria do professor Luiz Fernando Delboni Lomba.
Além das apresentações científicas, o NIPETI também se fez presente no “I Concurso de Trabalhos Técnicos” entre os dez finalistas nacionais com o trabalho “Produção de Vídeo para o Aprendizado de Organização de Computadores”. Orientados pelo professor Olavo José Luiz Júnior, os alunos Vinícios Carvalho e Rafael Lima expuseram os resultados do seu trabalho e concorreram com estudantes do IFPR, IFRS e IFMG. Apesar de não ficarem entre os três trabalhos de maior destaque do concurso, os alunos se saíram muito bem e puderam adquirir experiência com este tipo de evento e já começam a ter ideias para pleitear novas participações.
O “Computer on the Beach” também contou com o “Game Jam”, um campeonato onde equipes tiveram 48 horas para desenvolver um jogo para Iphone de acordo com uma temática previamente estabelecida. Os resultados foram apresentados e premiados na cerimônia de encerramento do evento.
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